O Museu AfroDigital Galeria Rio de Janeiro tem por objetivo construir um acervo digital e exposições virtuais sobre as práticas daqueles que se identificam a si mesmos ou são identificados como afrodescendentes. A criação da Galeria Rio de Janeiro parte da importância do cidade e do estado do Rio de Janeiro em termos de construção de uma memória para a população negra ou afrodescendente. Não só é uma referência histórica e cultural, como também reúne instituições como a Biblioteca Nacional, Arquivo Nacional, além de outras de ensino e pesquisa que vêm se dedicando ao tema. Buscamos, portanto, criar uma galeria digital, com perspectiva interdisciplinar, como espaço privilegiado para o encontro de diversos saberes sobre a chegada e permanência da população africana e de seus descendentes.
Enquanto espaço conceitual um museu digital pode contribuir na inclusão da população negra, que tem suas produções culturais e representações identitárias tradicionalmente excluídas de espaços e institucionais formais. A digitalização de informações é um instrumento que pode facilitar a repatriação de documentos e divulgar outros de difícil acesso. Propomos, portanto, que o Museu AfroDigital atue democratizando o acesso ao saber acumulado e descentralizando formas de conhecimento.
Consideramos documentos um conjunto amplo de registros: reproduções de material impresso como recortes de jornais; documentos pessoais; cartas; atas; textos publicados ou não; poesias; receitas culinárias ou da medicina tradicional; fotos; iconografia; gravações e partituras de músicas; depoimentos; rezas; cantigas; reproduções de objetos ou artefatos da cultura material; filmagens; e gravações de eventos culturais ou políticos.
A documentação obtida está disponibilizada em exposições e arquivos. Dentro de uma perspectiva de que a linguagem de hipermídia tem como característica o diálogo com um público ampliado e incentivando a interação, pretendemos que o usuário possa ser produtor de conhecimento ao contribuir com seleção, identificação e classificação de documentos. Parte-se da ideia que o aprimoramento do sistema utilizado pelo Museu AfroDigital conduza os usuários a propor e criar novas exposições e doar documentos ao acervo digital.
A partir de outubro de 2019, passamos a ser Programa de Extensão Museu Afrodigital Rio de Janeiro. Estamos no Decult/PR-3 (Pró reitoria de Extensão e Cultura).
O Museu AfroDigital Galeria Rio de Janeiro foi aprovado em abril de 2010, no Edital Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro – 2009, da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), coordenado pela Profa. Dra. Myrian Sepulveda dos Santos, com a colaboração de pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
O Museu AfroDigital Galeria Rio de Janeiro está associado a inciativas semelhantes nas seguintes universidades: Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estas galerias atuam em rede, buscando troca de informação e de soluções que possam ser compartilhadas não apenas pelo projeto como um todo, mas por todos que queiram trabalhar e pesquisar temas como: memória afro-brasileira, museus, patrimônios culturais e cultura digital. Da mesma forma buscou-se estabelecer o diálogo com inciativas e instituições do Rio de Janeiro que contribuem com o amadurecimento dos temas citados.
O projeto Museu AfroDigital Galeria Rio de Janeiro é desenvolvido por equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas instituições como: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro(UENF).
Trata-se de um projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) cadastrado no Departamento de Extensão (DEPEXT/UERJ) vinculado a Oficina de Ensino e Pesquisa, do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UERJ (IFCH); a linha de pesquisa Arte, Cultura e Poder, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ/CNPq) e ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Faculdade de Educação da UERJ.
Ana Paula Pereira da Gama Alves Ribeiro (FEBF/UERJ) – Coordenadora
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense / Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0181466068579034.
Gabriel da Silva Vidal Cid (PPCIS/UERJ)
Pós Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6389147860157195.
Maria Alice Rezende Gonçalves (EDU/UERJ)
Professora Associada, Departamento de Ciências Sociais e Educação, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786322D4.
Mauricio Barros de Castro (ART/UERJ)
Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708391H9.
Myrian Sepúlveda dos Santos (ICS/UERJ)
Professora Associada do Instituto de Ciências Sociais
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=E67605.
Apoio Técnico:
Wallace Augusto dos Santos da Silva
Lattes: http://lattes.cnpq.br/794790263080080191488696
Ana Paula Pereira da Gama Alves Ribeiro (FEBF/UERJ)
Gabriel da Silva Vidal Cid (PPCIS/UERJ)
Guilherme Ferreira Vargues (EDU/UERJ)
Maria Alice Rezende Gonçalves (EDU/UERJ)
Mauricio Barros de Castro (ART/UERJ)
Myrian Sepúlveda dos Santos (ICS/UERJ)
Colaboradores:
André Cicalo (King’s College London)
Bárbara Copque (UERJ)
Carla dos Santos Mattos (PPCIS/UERJ)
Carla Lopes (Ministério da Justiça – Arquivo Nacional)
Carlos A. Gadea
Carlo Alexandre Teixeira da Silva
Cristiano Cardoso da Silva (SME- Rio de Janeiro)
Edu Monteiro (UERJ)
Inoã Pierre Carvalho Urbinati (PPGH/UERJ)
João Felipe P. Brito
Julia Pereira (Museu da Pessoa)
Luitgarde Olivieira Cavalcante Barros (PPCIS/UERJ)
Martin Lienhard
Pamella Lizz Vargas (FIOCRUZ)
Raquel Gomes Noronha (UFMA)
Rodrigo Pena Firme (Rádio Rua)
Sérgio Luiz Pereira da Silva (PPGMS/UNIRIO)
Paulo Henrique Reis
Valter Filé (UFRRJ/IM)